Telefone: +351 220 145 200
Email: info@incbio.com
O que é uma emulsão?
A emulsão define-se como uma mistura entre dois líquidos imiscíveis como o diesel e a água, em que um deles encontra-se na forma de pequenas gotículas (fase dispersa) no seio de outro líquido (fase contínua). Durante o processo de emulsificação, a fase dispersa (a água) é introduzida na fase contínua (diesel) e o produto resultante pode ser utilizado como combustível.
Combustão da Emulsão  
Quando uma emulsão de água e combustível é aquecida, a água evapora, uma vez que é mais volátil que o combustível. A vaporização provoca micro explosões na fase contínua que ajuda a atomizar o combustível.

Esta desintegração é benéfica para a mistura de combustível e ar, porque a camada de interface ar-combustível é maior do que seria sem as micro explosões. Isto melhora a reação e a eficiência da combustão reduzindo o consumo de combustível.

Os motores diesel movidos a combustíveis emulsionados apresentam maior fiabilidade do que os de diesel puro, devido ao efeito que a emulsão de água e combustível têm no fluxo de calor, na carga térmica e na diminuição da temperatura do metal da câmara de combustão. A redução da temperatura do metal da câmara de combustão aumenta a vida das peças metálicas e requer um sistema de arrefecimento menos complexo.
*DGEG
**CMPEA
***EDP
Vantagens Económicas
  • Redução dos custos em consumo de combustiveis;
  • Poupança líquida entre 5 e 25%.
Vantagens Operacionais
  • Aumento da eficiência da combustão;
  • Redução de corrosão e incrustação na saída de gases;
  • Menos fuligem;
  • Redução do tempo de paragem de equipamentos para manutenção;
Vantagens Ambientais
  • Redução da emissão de gases com efeito de estufa como óxidos de nitrogénio (NOx), monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos não queimados;
  • Redução da névoa ácida.
EMULSÃO COM ULTRASSÓNICOS
Quando se faz a emulsificação de líquidos através de ultrassons a elevadas intensidades, as ondas sonoras que se propagam no meio líquido resultam em ciclos alternados de alta pressão (compressão) e de baixa pressão (rarefação), com taxas que dependem da frequência. Durante o ciclo de baixa pressão, ondas ultrassónicas de alta intensidade criam pequenas bolhas de vácuo ou espaços vazios no líquido.

Quando as bolhas atingem um volume em que já não podem absorver a energia, colapsam violentamente durante um ciclo de alta pressão. Este fenómeno é denominado por cavitação, durante o qual são atingidas localmente temperaturas e pressões elevadas. A micro explosão da bolha de cavitação também resulta em jatos líquidos que atingem velocidades superiores a 280m/s.

A tecnologia ultrassónica pode ser utilizada em reatores de fluxo contínuo e imediatamente antes do consumo. Por essa razão, não há necessidade de estabilização através de químicos emulsificantes (surfactantes).
Desgaseificação Ultrassónica e Eliminação de Espuma
O ultrassom também ajuda a reduzir a quantidade de bolhas de ar na emulsão. Como as variações no conteúdo das bolhas causa flutuações no tempo da injeção, a desgaseificação, desaeração e eliminação de espuma através da tecnologia de ultrassom melhora o desempenho do motor.

Equipamentos de Processo Ultrassónico
A IncBio é o maior fornecedor de reatores de fluxo contínuo ultrassónicos, em todo o mundo. Uma vez que a IncBio desenvolve reatores ultrassónicos de acordo com as necessidades dos clientes, não há limite quanto ao tamanho da unidade ou quanto à capacidade de processamento. Até mesmo aglomerados de vários reatores podem ser utilizados para produzir grandes volumes de combustíveis emulsionados.

O processamento industrial de combustível não precisa de muita energia ultrassónica. A exigência real de energia pode ser determinada utilizando um reator pequeno e os resultados podem ser facilmente ampliados à escala industrial.

Custos da Tecnologia de Ultrassom

Os custos do processamento ultrassónico resultam principalmente do investimento no dispositivo e nas despesas de consumo e manutenção. A sua notável eficiência energética ajuda a reduzir as despesas com utilidades.
   
   
Rua Nova da Ribela, 220
4475-710 Maia, Portugal
   
+351 220 145 200
   
info@incbio.com
   
 
Contacte-nos usando este formulário:
 
(campo obrigatório) (campo obrigatório)
(campo obrigatório)
Subscrever lista de email: Não, obrigado.
Sim, manter-me informado.